quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nossa Vã Filosofia #2 - Sobre Saudade e Outros Sais

O imperativo segue nos movendo entre os dias e palavras.
O dia está nublado, então pensei, entre o Drummond e As Nuvens, que 'Eu não devia te dizer, mas esses dias nublados botam a gente comovido como o diabo' . Porém, como as nuvens vão passando, vou me sentindo mais afeito a compartilhar essa 'Vã Filosofia'.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aventura #6- Açude Orós (Juscelino Kubitschek)-Orós-CE

Mesmo em período de seca a barragem demosntra sua grandeza.
O nosso destino dessa vez é mais uma cidade do sertão Cearense. Orós é uma cidade pequena, de pouco mais de 22 mil habitantes, conhecida principalmente por ser o berço do cantor e compositor Raimundo Fagner e ser a onde fica a Barragem do Açude Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Açude Orós.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aventura #5 - Caldeirão de Santa Cruz do Deserto ( do Beato José Lourenço)

A chegada ao Caldeirão é pela colina onde ficava a casa o Beato. Da residência restaram apenas as principais madeiras de sustentação. A capela ao fundo, reformada, mostra o desenvolvimento a que o lugar chegou.
A primeira vez que houvi sobre o Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi nas minhas aulas de História do Ceará, na voz calma do Professor Nelson Campos. Tempos depois li sobre o lugar nas prosa lírica do livro

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Aventura #4- Juazeiro do Norte Via Caririaçu (CE-060)


Imagem do Topo da Serra, indicando as curvas do caminho. A paisagem seca denuncia a estiagem de castiga a região.
As asas da minha 125 me lavaram mais longe. A aventura de hoje é, na verdade, sobre a rota até Juazeiro do Norte pela Rodovia Padre Cícero, a CE 060. A rota por si merece uma postagem. Nas fotos vocês verão os motivos.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Segurança #2 - Alguns Horários Para (evitar) Viajar

A luminosidade pode dificultar a visibilidade. Imagem próximo à Vila do Antonico- Quixelô-CE
Mais uma vez vamos falar sobre segurança. Estou voltando de uma viagem que mostrou o quanto dirigir com cuidado é importante. As dicas de hoje começam

domingo, 4 de novembro de 2012

Aventura #2- Conhecendo Icó- Ce

Logo na Chegada já somos recebidos pela beleza do partrmônio histórico.
A ideia de conhecer Icó já estava na minha cabeça há um bom tempo. Desde quando morava na capital da 'província' ouvia falar da cidade que tinha um dos mais belos patromônios históricos do País. Claro que o Forricó também me chegou aos ouvidos, mas minha viagem foi movida mais para os olhos que para os ouvidos.
Mais uma vez, peguei a estrada cedo. Isso de sair com o sol nascente, adoto como medida também de segurança. É um horário mais tranquilo na estrada, com temperaturas mais amenas e menos chances de cruzar com motoristas embriagados. Sem contar que chegando cedo, há mais tempo para aproveitar o lugar.
A cidade de Icó fica a aproximadamente 60km de Iguatu. Confesso que sempre que imaginava pegar

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nossa Vã Filosofia #1 - Entre a Mesa e a Poeira


Para começar, um imperativo. A Ordem faz parte da Partida.
Como esse espaço pretende ser diverso, além das viagens, fotos, roteiros, e tudo que gira em torno da parte material, há de haver os dias para os pensamentos que vem nos dias. Viajar de moto também é um momento de refletir, de estar consigo mesmo, de pensar e repensar muitas coisas antes de chegar ao destino. O texto que trago já tem uns dias, mas acho que ele é um bom começo para a 'Nossa Vã Filosofia'.

'Me disseram: Se está doendo o peito, esprema até sair alguma poesia. Quem sabe assim melhore.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Segurança #1 - Dicas de Direção Defensiva para pegar a estrada!


Se vai pegar a estrada, não deixe de ler (E seguir, né?) essas dicas!
As motos oferecem seu prazer e emoções próprias. É realmente difícil explicar tudo o que envolve sair de moto por aí. Mesmo os que usam apenas para trabalho já devem ter ouvido críticas diversas. Quem usa a moto mais para o lazer e pequenas viagens já teve ter sido chamado de louco ao menos uma vez. A maioria apenas lembra dos riscos que corremos.
A melhor forma de evitar acidentes é previnir, pilotar defensivamente, como creio que a maioria de nós escutou nas aulas de auto-escola. Porém, direção defensiva, mais que um comportamento a ser tomado, deve ser encarada como um modo de pilotagem. Quem sai às ruas, seja em qualquer veiculo ou mesmo a pé, deve sempre tomar cuidado. Mesmo o carro, que é tido como tão seguro, se envolve em muitos acidentes. Por isso, é importante estar atento na hora pilotar.
As dicas de hoje são mais voltadas para quem pretende pegar a estrada. Como nos aproximamos do feriadão, o número de pessoas circulando pelas nossas rodovias aumenta muito, independente do meio usado.
Para quem pretende aproveitar o feriado fora da cidade, aqui há algumas dicas para a estrada. O texto pode parecer longo, mas vale cada vírgula! Boa leitura e boa viagem!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aventura #1- Boqueirão de Lavras- Lavras da Mangabeira- Ce

O Boqueirão De Lavras se impõe sobre os visitantes, que ficam menores diante de tanta beleza. Em Lavras da Mangabeira, esse é um ponto de visita quase que obrigatório.

E o nosso blog pega a estrada nas asas da 125! A nossa primeira aventura segue rumo à cidade de Lavras da Mangabeira, que fica a cerca de 100km de Iguatu, em busca de uma maravilha pouco conhecida de muita gente, o Boqueirão de Lavras.
O boqueirão é um desses lugares fantásticos, de tirar o fôlego. Trata-se de um Cânion escavado pelo Rio Salgado ao longo do tempo. Do topo do paredão até a água, são cerca de 100 metros. A vista é fantástica. De um lado vemos a cidade de Lavras e do outro vemos os campo se estenderem aos nossos olhos. Há um pequeno restaurante no local e um estrutura ainda rústica para receber os visitantes. Para quem gosta de acampar o dono do local permite sem problemas. O melhor lugar é exatamente o topo. Imagino que uma noite ali deve ser fantástica, com muitas estrelas, visto que há muito pouca iluminação.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conhecendo José Albano

A minha inspiração em muitos aspectos vem do olhar desse senhor, que talvez seja mais jovem do que muita gente que você conheça. Esse documentário que apresento aqui fala o suficiente. Em outros momentos falarei mais de como a influencia dele me fez chegar até aqui.

Começo, Caminho e Inspiração

A idéia de desse Blog começou por acaso, numa tarde despreocupada das férias. Lembrava de algumas rotas que havia feito pela região. As estadas de terra batida, a poeira, as pessoas nas portas passando na pressa da minha velocidade, as paisagens pelas e únicas que meus olhos avistavam. E no meio disso, lembrei da obra que me inspirou à minha moto.
Trata-se do livro "Manual do Viajante Solotário", do José Albano, fotógrafo cearense de renome, que eu já admirava antes de conhecer o lado 'viajante solitário'. Ganhei o livro de presente, desses presentes que a gente pede.