terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aventura #1- Boqueirão de Lavras- Lavras da Mangabeira- Ce

O Boqueirão De Lavras se impõe sobre os visitantes, que ficam menores diante de tanta beleza. Em Lavras da Mangabeira, esse é um ponto de visita quase que obrigatório.

E o nosso blog pega a estrada nas asas da 125! A nossa primeira aventura segue rumo à cidade de Lavras da Mangabeira, que fica a cerca de 100km de Iguatu, em busca de uma maravilha pouco conhecida de muita gente, o Boqueirão de Lavras.
O boqueirão é um desses lugares fantásticos, de tirar o fôlego. Trata-se de um Cânion escavado pelo Rio Salgado ao longo do tempo. Do topo do paredão até a água, são cerca de 100 metros. A vista é fantástica. De um lado vemos a cidade de Lavras e do outro vemos os campo se estenderem aos nossos olhos. Há um pequeno restaurante no local e um estrutura ainda rústica para receber os visitantes. Para quem gosta de acampar o dono do local permite sem problemas. O melhor lugar é exatamente o topo. Imagino que uma noite ali deve ser fantástica, com muitas estrelas, visto que há muito pouca iluminação.

Na estrada, rumo a Cedro.
 Enfim, um lugar que vale a pena passar ao menos um dia, pois o banho nas águas tranqüilas do  Rio Salgado ajuda a relaxar. Na parte de baixo do Boqueirão há uma árvore com uma corda que convida aos que gostam de adrenalina se arriscarem a pular no rio. Acho que as fotos falam mais.
Para quem se animou e pensa em pegar a estrada, aqui vai minha pequena narrativa do dia.
"Saí de Iguatu às 6 e meia da manhã. Além de chegar mais cedo, pegar a estrada nesse horário evita o sol forte e o trânsito de domingo entre as cidades. Aproveitei para fazer algumas fotos que vocês conferem aqui e  
na nossa Fanpage.
Uma das Vantadens da estrada de terra é ter acesso a paisagens como essa, em Cedro.

A pista está impecável, o que permite manter uma velocidade de 80km/h de forma segura e confortável, já que moto responde bem à essa velocidade,   além de ser um percurso se muitas curvas ou subidas perigosas. Durante a viagem também não vi animais na pista ou nas proximidades, o conta mais ainda para a segurança. Como saí de Iguatu, a primeira cidade antes do Boqueirão é Cedro.Passando por lá, perguntei sobre como chegar e fiquei sabendo de um caminho alternativo, que me economizaria cerca de 20km, já que chegaria ao local sem passar por Lavras. A desvantagem, me disseram, era o fato ser apenas estrada de terra. Pela aventura, decidi ir pelo caminho mais curto, pegando a estrada.
Mesmo de Longe Já é Possível Ver o Lugar.

Muitos amigos que andam na 125 modelo urbano como o meu que tem amortecedores curtos, preparados para o ambiente pavimentado da cidade fica preocupado na hora de pegar estradas, mas com os devidos cuidados, não há problemas e a valente 125 pode andar em qualquer terreno.
Igreja no distrito de Arrojado. Uma boa pausa para descansar à sombra da àrvore e apreciar a paisagem.
  Não me arrependo, pois é por esses caminhos que se pode ver a vida do sertanejo acontecendo, seguindo sem pressa, além da natureza solitária. Além disso, o caminho não é ruim, mas há muitas bifurcações que podem confundir quem não conhece a região.
Vista do Boqueirão com o restaurante em primeiro plano para receber os visitantes.

Tive sorte de pegar informação com um senhor que soube informar de forma bem direta: 'Nas encruzilhadas, vá sempre à direita'. Inicialmente estranhei, e em um dos pontos pensei em fazer diferente, mas a informação foi precisa e preciosa. Cheguei ao Boqueirão sem transtornos. Chegando lá, soube que a distância até Lavras da Mangabeira era de apenas 6km por uma estrada pavimentada e decidi ir tomar o café da manhã na cidade.
Vista do topo do Boqueirão de Lavras.
Cidade pequena e agradável. Tomei meu café e voltei ao boqueirão, aproveitando para fazer umas fotos do topo do lugar. Depois desci e fui relaxar nas águas do Rio Salgado, nadando tranqüilo entre as paredes de pedra.Ao fim do dia arrumei minha bolsa e tomei o rumo de casa. Para mim, a volta sempre é mais calma, já que não há aquela ansiedade de chegar ao lugar desconhecido, e sim o desejo de chegar em casa.Mais uma vez o transito foi traquilo. E a chegada em paz."
Aos interessados em Acampar ou pernoitar no Boqueirão de Lavras é só ligar para o Sr. Bosco, dono da propriedade onde fica o boqueirão e da Pousada Brisa do Boqueirão, pelo telefone : 0(88) 9900 8544. Ele é super receptivo e está sempre à disposição dos visitantes.

Exibir mapa ampliado

6 comentários:

  1. Muito massa mesmo!
    Fico aqui com uma vontade imensa de ir algum dia no Boqueirão.
    Só uma dúvida que me restou, quantos quilômetros realmente são Iguatu/Boqueirão?
    No Google Maps diz apenas 57,2Km até o Cedro.
    PARABÉNS!
    Muito lindo \w/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz se você for de carro, o melhor é ir até Lavras da mangabeira, que a pista é impecável. De lá são só 6km até o boqueirão em uma estrada quase toda pavimentada.
      Valeu!! E quem sabem a gente não consiga juntar uma galera massa pra acampar lá de um sábado pra domingo? Acampar lá em cima deve ser fantástico!
      Abraço!

      Excluir
  2. Nesse feriado da Proclamação da República tive o prazer de ir ao Boqueirão.
    Magnifico! Quando cheguei lá fiquei impressionado com a beleza e tranquilidade do Lugar.
    Lindo como um sonho!

    ResponderExcluir
  3. Excelente! A ideia do acampamento é fantástica; Juntando uma boa galera boa tem tudo pra ser sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Excelente relato Jean.
    Nesse fds estarei indo com um grupo de amigo aqui de Crato rumo ao boqueirão..
    Gosto muito de viajar de moto, (tenho algumas histórias boas) ..
    Seu relato e imagens só aumentaram a vontade de ir ao local..
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Como faço para chegar até as grutas que ha nessas proximidades do Boqeirão, há um contato com guia que vocês possam me informa?

    ResponderExcluir