Se vai pegar a estrada, não deixe de ler (E seguir, né?) essas dicas! |
As motos oferecem seu prazer e emoções próprias. É realmente difícil explicar tudo o que envolve sair de moto por aí. Mesmo os que usam apenas para trabalho já devem ter ouvido críticas diversas. Quem usa a moto mais para o lazer e pequenas viagens já teve ter sido chamado de louco ao menos uma vez. A maioria apenas lembra dos riscos que corremos.
A melhor forma de evitar acidentes é previnir, pilotar defensivamente, como creio que a maioria de nós escutou nas aulas de auto-escola. Porém, direção defensiva, mais que um comportamento a ser tomado, deve ser encarada como um modo de pilotagem. Quem sai às ruas, seja em qualquer veiculo ou mesmo a pé, deve sempre tomar cuidado. Mesmo o carro, que é tido como tão seguro, se envolve em muitos acidentes. Por isso, é importante estar atento na hora pilotar.
As dicas de hoje são mais voltadas para quem pretende pegar a estrada. Como nos aproximamos do feriadão, o número de pessoas circulando pelas nossas rodovias aumenta muito, independente do meio usado.
Para quem pretende aproveitar o feriado fora da cidade, aqui há algumas dicas para a estrada. O texto pode parecer longo, mas vale cada vírgula! Boa leitura e boa viagem!
- É recomendado que se faça uma avaliação na moto, para saber se está tudo certo e se a manutenção está em dia. Acho que independe da situação. Manter sua moto em dias com a parte mecânica evita sustos e acidentes ocasionados por falhas inesperadas.
- Ver e ser visto é extremamente importante, e por isso é aconselhável sair com o farol ligado. Dessa forma condutores poderão perceber a sua presença com mais facilidade. (Esse é mais fácil de ser seguido pois alguns modelo ligam o farol juntamente com o motor.)
- Uma dica que eu sempre sigo é sinalizar, acendendo e apagando uma vez o farol alto da moto (luz alta) quando outros veiculos se aproximam à frente.
- Se for viajar acompanhado, vale a pena lembrar de mudar a calibragem de seus pneus, já que vai contar com o peso do “passageiro”. Acho que essa é um das partes que é mais esquecida. Pelo que vejo, a maioria só calibra os peneus quando percebe que estão 'secos'.
- Na estrada, é importante manter uma velocidade padrão compatível com a permitida nas rodovias, e também com a capacidade da própria moto. Nas motos de baixa cilindrada (e algumas de média cilindrada, que são a maior parte), a velocidade deve ser maior que 70% da sua velocidade máxima. Não adianta dizer 'Vou andar apenas devagar'. Uma velocidade muito abaixo da máxima pode trazer ainda mais riscos, especialmente para os que trafegam em velocidades compatíveis com a via.
- Não se deve trafegar pelo acostamento, este deve ser utilizado somente para emergências, como problemas mecânicos. Além do perigo de se envolver em acidentes com pedestres e animais que pastam nas proximidades da pista.
- As ultrapassagens devem ser feitas com muita cautela, já que ao se ultrapassar veículos de grande porte como caminhões e ônibus, ocorre um deslocamento de ar que podem interferir na estabilidade da moto. Por isso, a recomendação é de que se mantenha uma distância segura desses veículos, de pelo menos 5 metros. - Para quem pilota uma 125cc ou 150cc, fazer uma ultrapassagem pode ser rara. O mais comum é sermos ultrapassados, por isso é importante ter cuidado, pois ser ultrapassado de forma inesperada pode ser um susto que pode ocasionar um acidente. Ficar atento ao retrovisor também é importantíssimo!
- Pista molhada complica a direção, já que a distância de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necessário em pista seca. Assim, todo cuidado é pouco, por isso procure manter uma postura defensiva e antecipe-se a situações perigosas freando antes do que o normal. - Embora não tenha chovido há um bom tempo aqui na região, caso se encontre nessa situação, aumentar os cuidados é fundamental! Aqui na região é comum encotramos lugares em que os moradores, para evitar a poeira, molham a frente das suas casas. Em alguns casos, forma-se uma lama que pode ser perigosa.
- As entradas de postos de gasolina podem ser traiçoeiras, já que muitas vezes são de paralelepípedos, terra, pedriscos ou mesmo cimento. Isso pode causar uma queda, se o condutor da moto entrar na mesma velocidade que vinha na rodovia, devido a aderência dos materiais. Ao diminuir repentinamente a velocidade pode cair ou derrapar. É importante ficar atento ao acumulo de óleo que pode existir nessas entradas, devido ao fluxo de caminhões.
- Questões como o uso do capacete e de bebidas alcoólicas ou qualquer substancia que altere seu estado de atenção e sanidade sejam talvez as mais importantes. O uso do capacete é obrigatório e necessário, viajar sem um é completamente inadmissível e perigoso. Quanto a substâncias como drogas, medicamentos e bebidas também é proibido, e além de se correr o risco de ser penalizado, a sua vida e a de outros estão em jogo.
Fique atento à velocidade! Foto: internet |
Até a próxima!
Excelentes recomendações. Para complementar, daria mais duas dicas que são importantes e que aprendi ao longo de minhas viagens que se iniciaram em 1997. Evitar viajar durante a noite e estar sempre atento a animais as margens das estradas, pois seu comportamento é sempre imprevisível. Abraço.
ResponderExcluirMais uma vez, muito obrigado pelas tuas observações. São muito boas e serão temas de postagens mais adiante.
ExcluirObrigado e forte abraço!
Exelentes dicas:amigo Jan Messias, gosto muito de viajar pelas nossas estradas do interior, sempre que posso vou a regioes de Quixélo, Solonopoles,Jaguaribe, Orós,nestes municipios, tem muitas paisagens bonitas, se possivel ou quando voce puder, de uma viajada por estas regioes, pois com certeza voce ira encontrar muita coisa bonita,e voltando ao assunto segurança, todas as pessoas que pilotam, deveriam antes de qualquer viagem, fazer uma revisão bem feita,quando for para a estrada sempre pilotar equipado, com CAPACETE, se possivel JAQUETA, uma boa LUVA,e muita atençao, pois nunca se sabe o que se vai encontrar.
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