sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nossa Vã Filosofia #1 - Entre a Mesa e a Poeira


Para começar, um imperativo. A Ordem faz parte da Partida.
Como esse espaço pretende ser diverso, além das viagens, fotos, roteiros, e tudo que gira em torno da parte material, há de haver os dias para os pensamentos que vem nos dias. Viajar de moto também é um momento de refletir, de estar consigo mesmo, de pensar e repensar muitas coisas antes de chegar ao destino. O texto que trago já tem uns dias, mas acho que ele é um bom começo para a 'Nossa Vã Filosofia'.

'Me disseram: Se está doendo o peito, esprema até sair alguma poesia. Quem sabe assim melhore.

Foi o que tentei fazer. E saí desenhando e desdenhando em linhas tortas, tentando tirar um pouco da dor que havia. Isso tudo veio como um ranger dos ossos depois de muito estar parado. Veio desse silêncio todo e da garganta seca por pouco falar.
Disso comecei a revirar a bagunça que se acumulava sobre minha mesa. Jornais de muitos dias, até meses. O passado abandonado entre a mesa e a poeira.
Comecei a separar o que pudesse ter alguma utilidade do que fosse destinado ao lixo, Recortando o que me atraísse alguma atenção, viajando no tempo rumo a dias que já se foram e só deixaram alguma lembrança e trouxeram algum esquecimento.
Entre cadernos velhos, restos de cartas abortadas, esquecidas na minha embriaguez apressada dos dias. Entre esses papéis encontrei um postal que foi recusado na agencia dos correios. Ele absorve minha atenção. Me chama. Eis o que estava escrito:
Quem vive sempre anda em uma frágil corda-bamba.
                "Mais palavras para ti, nesse improviso sujo, com idéias tímidas, entorpecidas por sons de guitarra. A madrugada é quase real, mas não traz riso nem redenção e o que resta é o sono, o sonho e a lua teimosamente pendurada no topo do céu. E aí? Como é? E minha interrogação é uma orelha esperando resposta. (Será isso mesmo? Uma orelha? Parece.) Que venha a resposta e a madrugada. Boa noite, minha Amiga, e bons dias, porque 18/11 nasceu faz pouco tempo e amanhã já será apenas uma lembrança. Vamos vivê-lo, porque ele tem vida breve, mais breve do que a arte, mais breve do que a nossa. E vai o abraço de sempre do seu camarada de noites e dias,"

As palavras e pensamentos de improviso que se desenharam naquele momento ainda vibram aqui, entre a saudade e o calor da tarde.
Postais que foram no vento, cartas não concluídas, fotos, notícias, e tudo mais que ficou no passado, servem, de certo modo, para mostrar que é possível algum futuro, que é preciso fazer o hoje, deixar alguma lembrança, alguma prova da vida vivida, para revirar os jornais em algum amanhã longe e ver que se viveu. E assim, depois de palavras óbvias e uma faxina simples, percebe-se que ficou mais arrumado o quarto e mais claro o dia. E restou a esperança de que alguém me compreenda.'

Texto do dia 23/03/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário