quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Segurança #2 - Alguns Horários Para (evitar) Viajar

A luminosidade pode dificultar a visibilidade. Imagem próximo à Vila do Antonico- Quixelô-CE
Mais uma vez vamos falar sobre segurança. Estou voltando de uma viagem que mostrou o quanto dirigir com cuidado é importante. As dicas de hoje começam
com as recomendações de um motociclista com mais estrada do que eu e fez algumas observações em outra postagem. Sardo, aqui seguem suas orientações e mais umas!
Vamos lá!


  • Viajar Durante a Noite:
Imagem da Capela de Santo Expedito. Iguatu-CE
Muitas vezes, quando vamos pensamos em fazer viagens longas, de mais de um dia, encaramos a possibilidade de entrar na noite pilotando.
Apesar da vontade de chegar, como bem lembrou o amigo Sardo, viajar durante a noite é arriscado, especialmente se estamos percorrendo estradas desconhecidas.
O risco começa com a visibilidade reduzida. Mesmo a luz alta das motos ainda é pouca, diante do que temos a frente. Dependendo do lugar, surge também o perigo de assaltos.
Além disso, o cansaço pode ser um fator de peso nos riscos de viajar a noite, já que a atenção deve ser maior que durante o dia.
Visão do por do sol da ponte Metálica sobre o Rio Jaguaribe. Iguatu-CE

Por isso, recomenda-se o pernoite em algum lugar, ainda que simples, para descansar e recomeçar a viagem com mais animo.
O José Albano, no Manual do Viajante Solitário, dá umas dicas de como acampar na beira da estrada e também orienta a evitar pilotar a noite.
Para quem for seguir a noite, vale a dica de estar sempre sinalizando para os condutores que estão vindo com um sinal de luz alta, para ver se o outro condutor está atento. Essa dica faz parte do 'Ver e Ser Visto'.


  • Os Crepúsculos (Lusco-Fusco)
Horário belo para fotografar, mas pode ser perigoso para pilotar. Imagem de Iguatu-CE
O início e fim do dia são momentos muito belos. As cores do céu dançam aos nossos olhos, pode haver uma brisa boa, que refresca e acalma. São momentos bons para fotografar o horizonte, compondo verdadeiras poesias visuais.
Porém, para pilotar, esses dois momentos podem ser complicados. Por estar mais próximo da linha do horizonte, o Sol pode causar ofuscamento, dificultanto a visibilidade.
Outro problema enfrentado especialmente nesse horário é a quantidade de insetos. Eles parecem preferir esses horários para sair. Em zonas rurais ou regiões com muita vegetação próximo à pista, a quantidade e variedade deles é enorme. Mesmo com a viseira do capacete fechada, há sempre o incômodo de ser atingido por algum inseto maior. Os impactos também vão sujando e podem arranhar a viseira do capacete.

Dito isso, só resta aguardar a melhor hora e seguir na estrada.
Vamos Lá!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. E o melhor é que são olhares daqui da região! Vou tentar mostrar a beleza que temos!

      Excluir
  2. Perfeito o post meu amigo! Segurança deve ser uma preocupação constante dos motociclistas. A viagem só tem valor, se pudermos voltar sãos e salvos para casa após uma viagem ou longa travessia. Suas aventuras estão cada vez mais incríveis, pois além do "rodar de moto", nos oportuniza pensar sobre acontecimentos e características de pessoas do nosso imenso Brasil. Também sou fã do Sr. Albano, pessoa que embora não conheça, aprendi a admirar. Como sempre digo: "não morro sem conhecer a caatinga e seu povo". Se tudo ocorrer conforme venho planejando, no próximo ano estarei rodando pelo NE do Brasil. Forte abraço.

    ResponderExcluir