terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aventura #6- Açude Orós (Juscelino Kubitschek)-Orós-CE

Mesmo em período de seca a barragem demosntra sua grandeza.
O nosso destino dessa vez é mais uma cidade do sertão Cearense. Orós é uma cidade pequena, de pouco mais de 22 mil habitantes, conhecida principalmente por ser o berço do cantor e compositor Raimundo Fagner e ser a onde fica a Barragem do Açude Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Açude Orós.


Placa próximo ao triangulo.
O Açude é o segundo maior do Estado, perdendo apenas para o Açude Castanhão. Devido a ele, são desenvolvidas inúmeras atividades, que movimentam a economia da região, como agricultura irrigada, pesca e, principalmente, turismo. Como peguei a estrada em um domingo, pude perceber como o lugar é frequentado por pessoas de toda a região e de outros pontos do País.
A palavra 'Orós' é um sufixo grego para 'Montanhas'. Já antes de chegar à cidade, é possível entender o porquê do nome, quando se serpenteia pelas curvas da estrada que vai se desenhando entre as serras. A própria cidade se ergue entre o relevo acidentado, apresentando muitas ladeiras e escadarias. A pequena 125cc pode sentir a dificuldade em alguns momentos de subidas bastante inclinadas.
As casas se erguendo entre o relevo da Cidade.

A saída de Iguatu rumo a Orós foi cedo, para evitar o sol mais forte e o transito mais intenso que é típico dos domingos. Pegando a CE-282, é só seguir como quem vai para Icó. A sinalização é bem clara quando chegamos ao distrito de Lima Campos, que pertence a Icó.
Açude Lima Campos visto da rodovia CE-153

Aproveitei a passagem por lá para conhecer o distrito, que já apresenta uma urbanização considerável, e conhecer também o Açude Lima Campos, que também é avistado da Rampa de Voo da Cruz de Pedras.
A barragem se estende pela planíce do Riacho Lima Campos e o açude torna a paisagem muito bela, com as canoas dos pescadores e as águas calmas.
As canoas na margem do Açude ainda cedo da manhã.

Um convite à um banho, especialmente devido ao calor da manhã. Para quem quiser conhecer, logo depois de cruzar a parede há alguns balneários com uma estrutura para receber os visitantes.
O marcador do nivel do açude mostrando o avanço da seca.
Devido à seca que assola o nordeste, o nível da água está baixo, mas ainda é o suficiente para garantir as atividades economicas do lugar e a diversão dos banhistas.
Depois de passar algum tempo conhecendo o Açude Lima Campos, tomamos o rumo de Orós, seguindo pela CE-153. A pista está excelente, mas deve-se aumentar a atenção, já que por ser uma região de relevo acidentado, o trecho apresenta muitas curvas. O transito é tranquilo. Um cuidado a ser tomado é com os animais que pasta nas proximidades da pista. Normalmente, dependendo da proximidade do animal, reduzo bastante a velocidade, já que ele pode apresentar algum comportamento inesperado. Nesse período de seca também é comum vermos o deslocamento quantidades significativas de gado sendo conduzida pela pista. Normalmente nesse caso há vaqueiros sinalizando à frente, mas é sempre bom manter a atenção.
Sinalização das Curvas.



Na chegada Orós.

A chega em Orós, depois das curvas foi tranquila.  Logo na entrada da cidade já há indicações de como chegar ao Açude. Passando pela cidade, podemos ver ainda algumas casas antigas, mas fica para outro dia o percurso urbano.
Seguindo as placas o percurso até a estátua de JK, é rápido. De lá, seguimos para a 'Válvula' que lança água no Rio Jaguaribe formando o que chamam de 'Véu de Noiva', sendo esse outro ponto indispensável de se conhecer. Como o leito do sangradouro do açude está seco, é possível atravessar por ele e chegar mais rápido à 'Válvula'. É possível apreciar um excelente banho as águas frias que vão saindo com velocidade. Quem quiser, pode aproveitar o banho lá mesmo, já que o lugar conta com um bar e restaurante modesto. Há também a opção de conhecer a 'correntezinha', que fica próximo à ponte sobre o Rio Jaguaribe.
Depois seguimos para o ponto onde ficam os barcos que conduzem até as Ilhas. Há uma especie de pequeno cais e mercado de peixe e alguns bares para quem quer aproveitar o banho nas águas calmas do açude sem se deslocar para as ilhas.


Estátua de JK
Uma das atrações no lugar é um restaurante flutuante, que fica sobre uma balsa.
Moto próximo à valvula
Quem quiser, pode também pegar um barco e fazer um passeio pelas águas, passando próximo às ilhas particulares, como a do Cantor Fagner, ou ir até a Ilha de Lurdes, que abriga bares, restaurantes e um Hotel, com diárias a partir de 50 reais.
Um lugar que vale a pena passar o dia, esquecendo os problemas e relaxando enquanto se aproveita os pratos a base de peixes do próprio açude.


'Válvula' vista da estátua.






Não fui à ilha, visto que pretendia voltar ainda cedo, deixo esse roteiro para outro dia. Mas as aventuras continuam! Não deixe de acompanhar nosso blog que em brevem vem mais uma trilha pelas estradas do serão! E vamos viajar!!!!

Restaurante flutuante.










Os barcos na beira do Açude.
Aqui vocês encontram todas as informações de como chegar aos locais indicados:
Ponto A: Iguatu-CE
Ponto B: Açude Lima Campos, Icó-CE
Ponto C: Estátua de JK, Açude Orós, Orós-CE
Ponto D: 'Válvula' da comporta-Orós-CE


Exibir mapa ampliado
Agora que você leu, que tal curtir a nossa página no facebook para ficar atualizado das aventuras?

Um comentário:

  1. Gostei muito da idéia do Restaurante flutuante! Uma bela iniciativa sem dúvida.

    ResponderExcluir