quarta-feira, 24 de julho de 2013

Segurança #3 - Viajando pelas rodovias federais. Aprendizado

Uma das principais rodovias do País, Rodovia Santos Dumont, BR 116, se estendendo pela planície do Rio Jaguaribe.
De Fortaleza-CE a Porto Alegre-RS.
Certa vez, em outra postagem, prometi falar sobre viajar em rodovias federais, as BRs. Bem, aqui começa esse texto.

De Iguatu para Mossoró
O acostamento das Rodovias Federais é de grande ajuda, seja
para emergências ou para a pausa para fotos. :-p
Eu já havia pegue a BR 116, indo para a Paraíba, mas em um trecho de menos de 40km. Na ocasião eu estava a caminho de São José de Piranhas e sua cidade descoberta pelas águas. Para ver essa aventura, CLIQUE AQUI.
Nessa viagem mais recente, rodei um trecho bem mais longo na famosa Rodovia Santos Dumont, BR 116.
Saí de Iguatu rumo a Mossoró, onde acontecia o Mossoró Moto Show, bem cedo, por volta de 5 da manhã. Segui até Icó para tomar a BR no rumo norte. Nela eu seguiria até Limoeiro do Norte.





Vantagens das Rodovias Federais
Rodovia estadual, sem acostamento para emergências
A grande vantagem das BRs é a estrutura, especialmente a área de acostamento, que realmente salva vidas. Em caso de pane na moto, ou manobra, o acostamento é largo.
No trecho de Icó até Limoeiro do Norte a pista está excelente, sem buracos e sem muitos remendos, porém, especialmente para quem está em moto pequena, há um trecho depois da cidade de Jaguaribe, com algumas ondulações no asfalto que podem assustar um pouco, dando chances a perder o controle da moto.
A rodovia também conta com longos trechos de reta, o que, para nós que andamos em motos pequenas, não é tão interessante, porque acaba sendo cansativo. A vantagem é não correr os riscos de uma estrada sinuosa.
Alguns Cuidados
Estrada sinuosa, sem acostamento. As BRs contam com
mais estrutura, o que ajuda na segurança
O principal problema das BRs, é simples: as pessoas. Falta respeito e humanidade no trânsito, especialmente na hora de respeitar os motociclistas. Os motoristas simplesmente desconsideram sua presença e fazem ultrapassagens perigosas, passando muito perto da moto, ou entrando na contra-mão, tendo o motociclista que sair da frente.
O acostamento, nessa viagem recente, me salvou por 3 vezes, quando motoristas invadiram a contra-mão para fazer ultrapassagens e tive que sair da pista para não ser atropelado.
Outro ponto que preocupa é grande fluxo de caminhões, que deslocam muito ar em sua passagem, e fazem a moto balançar, assustando um pouco. Nesses casos, a calma é fundamental, ajudando a manter as mãos firmes no guidom.
Em outros textos tento falar mais sobre esse tema importante.
Boas aventuras a todos!
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Boas viagens a todos.

2 comentários:

  1. Tiago, só agora voltei a ver o blog. Na foto de abertura dessa postagem, como em algumas outras, foi o celular mesmo, editando no próprio aparelho. Em outras, o registro vem da Olympus EPL-1.

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  2. Tiago, só agora voltei a ver o blog. Na foto de abertura dessa postagem, como em algumas outras, foi o celular mesmo, editando no próprio aparelho. Em outras, o registro vem da Olympus EPL-1.

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