sábado, 19 de janeiro de 2013

Aventura #7- Açude Banabuiú - CE

O contraste das cores aumenta a beleza do Açude Banabuiú.
Depois de um bom tempo sem postar, aqui estamos de volta com mais uma aventura. Dessa vez é um Açude no Sertão Central do Ceará, que represa as águas do Rio Banabuiú e na época das cheias suas grandes comportas ajudavam a diminuir as cheias nas partes mais baixas vale do Rio Jaguaribe.

A água lançada pela válvula é um detalhe constante na paisagem.
A primeira vez que vi a represa foi em uma viagem para Fortaleza utilizando a nova rota, que passa por Solonópole. Fiquei impressionado com a beleza do lugar, mesmo vendo de longe, sem poder parar e observar melhor.
Em um domingo, ainda com o sol se erguendo, saí rumo a Banabuiú. Minha rota foi passando por Quixelô e Solonópole.
A primeira observação que faço é quando à beleza da estrada calma, com o sol nascendo filtrado por umas nuvens, com a população començando suas vidas, com os leiteiros ainda nos currais, com o clima frio do começo da manhã.
Passo por Quixelô e a cidade começa a acordar, com poucas pessoas pelas ruas curtas. Sigo viagem pela pista nova, sem buraços ou ondulações, rumo a Solonópole, distante 66km.
As retas são uma constante no trajeto entre Quixelô e Solonóle e até Banabuiú.
Antes de chegar a Solonópole, passo por um distrito chamado São José De Solonópole, que já conta com uma infraestrutura que pode dar algum suporte a viajantes com problemas.
Segundo pela pista, com longos trechos de retas, chegamos a Solonópole, faltando apenas 50km para o destino do dia.
Solonópole vista da chegada
Banabuiú ( Que significa 'Brejo das Borboletas') é uma cidade nova, com pouco mais 20 anos de emancipação. Conversando com moradores, soube que a atual sede do município é exatamente onde ficava o assentamento do DNOCS, no período da construção do Açude.
Igreja Matriz de Solonópole

A cidade é calma e como os próprios moradores confirmaram, o açude é que garante a economia da cidade, com pesca, irrigação para a agricultura e um pouco de turismo. Mais recentemente a contrução da rodovia Padre Cícero ajudou a dar mais visibilidade à cidade, já que o fluxo de veículos aumentou significativamente.
Igreja Matriz de Banabuiú.
 Embora hajam bares beira do açude, a diversão se concentra no pequeno riacho, com uma correnteza leve que se forma depois das comportas, que se mantém o ano inteiro graças a uma válvula, semelhante à do Açude Orós, que mantém um fluxo constante de água.
A estrutura, ainda que simples, lembra a de barracas de praia

A paisagem que se forma próximo à água contrasta fortemente com o sertão seco ao redor. Aproximando das águas, é possível ver uma série de pequenas cabanas. Segundo informações de moradores, são feitas pelos que gostam de passar o dia por lá, mas não tem problema ficar em alguma delas, já que são terras da união.
O lugar conta pequnas barracas, semelhantes às de tantas praias, que servem peixe e pratos locais, mas tudo muito simples. No carnaval, o lugar ferve com o 'Carnaval das Águas', com paredões e outras atrações.
Aos finais de semana muitas pessoas se dirigem às águas para aproveitar. Famílias e grupos de jovens se divertem. A água é boa, limpa e fria.
Diversão nas águas de Banabuiú.



Passei a manhã me divertindo, passeando pelos meandros que se formam na planície. Vontade de acampar por lá e passar o final de semana, mas como decidi voltar no domingo, chegou a hora de pegar a estrada. Na 125, é possível mante 80km de forma segura, já que a pista está impecável.
A viagem de volta foi tranquila, com uma parada, em uma estrada carroçal perto de Quixelô, para observar o sol se por sobre o horizonte seco do sertão. Um espetáculo de poesia.
Sim, como diz Bernardo Soares, no Livro do Desassossego, um por do sol é um fenômeno intelectual. Desse dia é que nasce a Nossa Vã Filosofia #3
'Um poente é um fenômeno intelectual' -  Bernardo Soares/ Fernando Pessoa, no Livro do Desassossego
.
Aos interessados, é só conferir como chegar usando o mapa interativo abaixo. Um excelente programa para um domingo com a família e os amigos.
Abaixo do Mapa, vocês conferem mais imagens do dia. Cliquem nas imagens para vê-las ampliadas.
Ah, e curta nossa página no Facebook, para ficar atualizado das aventuras!


Exibir mapa ampliado
As comportas do Açude Banabuiú

As comportas do Açude Banabuiú e a moto.

O mencanismo das Comportas do Açude Banabuiú

Vista do Açude Banabuiú das comportas.

Açude Banabuiú, a pesca artesanal ainda movimenta a economia

Almoço do dia em Banabuiú
Banabuiú vista das comportas.





Travessia na planicie.



Nenhum comentário:

Postar um comentário