sábado, 16 de fevereiro de 2013

Aventura #8 - Icozinho - Icó/CE- Estrada, História e Meditação

O lugar
Capela de Nossa Senhora dos Aflitos/Icozinho/Icó/CE, com a pequena vila vista ao fundo.
Icozinho é uma comunidade, pertencente ao município de Icó. Distante pouco mais de 40km da sede, já na fronteira com a Paraíba, os habitantes reclamam da falta de apoio do governo ao lugar, que se desenvolve ainda lentamente.

Capela de Sra. Santana, Padroeira do Lugar.

A vila, que fica no meio do vale, entre as serras, surgiu de uma fazenda. As primeiras casas datam do final do século XIX. Além da capela e de algumas casas antigas há posto dos correios e outros estabelecimentos comerciais. As ruas são organizadas, um posto de gasolina está em construção e há uma rádio comunitária.
A vida corre tranquila naquele lugar distante de tudo, sem sinal de celular, salvo com o auxílio de antenas.





Como Chegar
Caminho / Estrada / Triha / Aventura / Diversão / Tudo isso Aguarda Que Se Aventura Para Icozinho.
A paisagem das Serras é uma constante. Do outro lado está a Paraíba.
Seguindo o mapa no final da postagem pode-se ver que são uns bons quilômetros saindo de Icó. Cerca de 42km em estrada de terra, com algumas dificuldades, como trechos de areia, cascalho e pedras soltas, mas nada que impeça a aventura, já que essas dificuldades tornam a trilha ainda mais divertida.

Não há como se perder, já que saindo da cidade é só seguir a estrada principal, que é facilmente identificável pela largura.
No caminho há pequenas vilas menores que convidam e quem sabe em outro dia eu volto para conhecer melhor.

A Atração: Trilha da Pedra dos Frades
Primeira etapa da subida. Pausa para descanso de meditação. Capela de Nossa Senhora dos Aflitos/Icozinho/Icó/CE, com a pequena vila vista ao fundo.
A Pedra dos Frades, que se vê de Longe. Icozinho/CE.
O que leva muitas pessoas a essa localidade, salvo aquelas que têm alguma ligação com o lugar, é uma pedra que se destaca no topo das serras.
A formação pode ser vista ainda de longe, chama-se Pedra dos Frades. Muitas são as histórias sobre o nome, entre crimes e milagres, o que se sabe é que não é tão fácil chegar lá. A subida é cansativa entre a caatinga e não há uma trilha bem definida.
Começo da Subida com as 'Estações' de Oração.
Os corajosos, a trilha começa com a singela capela de Nossa Senhora Dos Aflitos, uma capela cujo altar é em uma rocha, a Pedra do Limão.
Deixa-se a moto antes de começar a trilha, que só pode ser feita a pé mesmo.
Essa capela, que fica em um ponto da subida da serra, é a primeira parada de quem faz a trilha, foi ponto de muitas procissões e no lugar é possível ver várias peças de madeira com o formato de órgãos, os ex-votos.
O lugar é um convite ao descanso e meditação. Na sombra da pequena edificação que guarda os acessórios da capela nas rochas é possível descansar enquanto se observa a vila, que já está a uns bons metros abaixo. O silêncio e a paz desse altar exótico são contagiantes.
Alguns ex-votos.
Companhia de um livro. Vinícius de Moraes.
Um detalhe são os pequenos oratórios no caminho da capela. Eles foram feitos para que os fiéis em procissão, muitos deles idosos, pudessem rezar enquanto descansava. Assim, existem várias 'estações' de descanso e oração.
As muitas peças de madeira agradecendo pelos milagres e a quantidade restos de vela indica que o lugar ainda é tido como sagrado por muita gente.
Chegada da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos/Icozinho/Icó/CE, com a última estação de oração.
Depois de descansar, ler e meditar, começa a parte mais pesada da subida, rumo à Pedra dos Frades. A inclinalção e o calor tornam a trilha mais difícil, mas depois de uns 25 minutos chega-se ao topo da serra, já perto do monumento.
A vila de Icozinho vista da trilha na subida da serra.

A Pedra Montada, uma das atrações da Trilha, perto do Açude.
Estando no topo, chegar à pedra é fácil. Dela é possível ver a vila, já longe, mais abaixo. O vento é constante, a vista é impressionante. De um lado o Ceará, do outro a Paraíba, ainda perdida nas poucas nuvens. Pela altura é possível conseguir o sinal de celular, mas nem é preciso. Chegar lá, estar no topo é um momento para se saborear enquanto sente o vento bom, aliviando o cansaço da subida.
Depois de mais essa parada começa a parte final da trilha, com a descida rumo a um Açude ( esqueci o nome... :-p).
A trilha, quase virgem, apresenta alguma dificuldade, a descida também não é fácil pela inclinação e pela caatinga. No final dessa descida passa-se pela Pedra Montada, uma formação de duas rochas imensas, com um equilíbrio delicado. Pelo formato da rocha superior é possível movimentá-la, balançar sem que ela caia.
A trilha termina nas águas ( agora poucas) do açude onde há um balneário.
Uma trilha que vale a pena ser conhecida.
Icozinho/Icó/CE visto do topo da serra, no meio do vale, já quase na fronteira da Paraíba.
Um momento de história e meditação. Uma aventura que vale, especialmente para viajantes solitários, em busca de paz.
Agora, vai lá no face, curte e compartilha a Página 125 Cilindraventuras, para que esse projeto de mostrar o interior do Norteste e suas belezas possa ir cada vez mais longe!

Aqui segue o Mapa Interativo, é só clicar e se localizar. Para ver as imagens ampliadas, é só clicar!
E vamos viajar!!!


Exibir mapa ampliado

4 comentários:

  1. Jan,antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho!
    Adorei ver essa terrinha que amo retratada de forma tão cativante.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho é realmente belíssimo!!!!!!
    É muito aprazente ver nosso sertãozinho ser visto e mostrado de maneira tão sensível e artística.Ter oportunidade de conhecer lugares mesmo sem nunca ter andado lá,é realmente muito legal!E não só conhecer,mas ter contato também com a história do lugar,muito bom!
    Parabéns!
    Teu blog é apaixonante :)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo esse blog, estarei sempre de olho gostei.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas informacoes.Estou usando nas aulas de historia local.

    ResponderExcluir